quarta-feira, 2 de junho de 2010

Deftones-Saturday Night Wrist (2006)



(eu gosto dessa capa)

Enfim,aqui está provavelmente meu trampo preferido do Deftones,banda que alias eu gosto muito.
Essa banda é literalmente estranha...não que seja experimental ou algo do tipo,mas ela teve uma mudança de sonoridade bem interessante. Deftones começou a fazer sucesso no começo dos anos 90,depois do "fim do grunge" digamos,quando o dito
new metal começou a surgir.

A banda é liderada pelo cara-com-a-voz-mais-interessante-que-eu-conheço Chino Moreno,um filho de mexicanos (como o propio nome já mostra),enfim enfim ele é o vocalista e também o cara por trás das letras da banda,mais pra frente falo dele.
Também temos ao seu lado Stephen Carpenter,o guitarrista das 7 cordas.O cara não é um virtuoso nem nada demais mas ele tem "a pegada",criando riffs bem interessantes e fortes,ao mesmo tempo que cria melodias bem bonitas,como no caso da música Be Quiet And Drive,do segundo disco deles.Carpenter mais do que ninguém é quem dá o peso na banda.

Voltando ao albúm em si,esse é como um divisor de águas na banda,não tanto quando o Around The Fur e o White Pony,mas divisor no sentido que levou a banda a um nível mais experimental...aqui eles testam um pouco de tudo,desde os sons eletronicos (que eles usam pouco mas muito bem) até a criação de músicas,hum,mais calmas.

Eu não vou falar música por música dessa vez,eu acho que nesse caso o cd inteiro é interessante,algumas mais outras menos...vou é falar da importância dele,isso sim.

Aqui entra o Chino na historia...desde a primeira vez que eu ouvi um som do Deftones,a coisa que mais me chamou atenção não foram os riffs nem os sons e sim a voz do cara.Pode soar meio gay eu falar isso mas a voz do Chino é simplesmente um tesão haha...não sei como explicar muito bem,ele tem uma voz meio que de adolescente,ao mesmo tempo que fica sussurrando no microfone (coisas fáceis,ou não,de se entender) e derrepente começa a berrar.Mas é nas músicas calmas que ele "brilha",mostrando o domínio que ele tem,ou que aprendeu com o tempo,rs.
E é praticamente isso que trás a "alma" do Deftones a tona,o vocal as vezes misterioso e as vezes desesperado do cara.

Outra coisa que todos devem saber são as letras,feitas pelo Chino (de novo ele)...elas são na maioria das vezes muito vagas,com coisas como "me tire daqui","você-tem-medo-de",etc,etc.Possivelmente elas fazem todo o sentido pro cara que escreveu...e mesmo pra quem não procura entender,consegue perceber que na grande parte do tempo elas são cheias de emoção...é,emoção é uma boa palavra pra se definir o que você escuta.As vezes são barulhentas e raivosas e as vezes te fazem pensar na vida e te lembram bons momentos (ou os ruins,vai saber).

Acho isso o principal do Deftones,seja querendo demonstrar ódio ou falta de compreensão sobre algo,seja querendo falar do amor e seus nuances,eles sabem exatamente onde ir (na maioria das vezes).

É difícil achar uma banda que tenha tanta beleza nas coisas mais simples que faz,mas essa é uma delas,mesmo com todos os problemas de uma banda grande,eles continuam ai pra quem quiser ver...

---X---

Esse review ficou vago e estranho como uma letra do Deftones,mas eu consegui chegar aonde queria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário